É hora de abrir os ouvidos para a influência dos audiobook na recepção da literatura

Nossa vida cotidiana é cheia de agitação, somos atacados por todos os lados por inúmeros sons e vozes, e a estrutura sonora do mundo está em constante mudança. Por mais de uma dezena de anos, a literatura tem sido um elemento constante e cada vez mais alto do audiobook mutante da modernidade, razão pela qual os estudos literários devem repensar o objeto de sua pesquisa na perspectiva do som.

Entre a música, o barulho dos carros e as conversas dos transeuntes, ouvem-se cada vez mais as vozes dos autores que leem textos literários. A história mostra, no entanto, que os estudos literários nunca se interessaram particularmente pelas consequências da relação entre literatura e tecnologias de gravação e reprodução de voz.

Da perspectiva de hoje, as palavras de Schöning podem ser surpreendentes, porque mesmo que os estudiosos literários não estivessem muito envolvidos na análise de obras literárias no rádio, é difícil dizer que isso foi esquecido. Desde a década de 1920, houve um amplo debate sobre o drama de rádio, e os artistas mais proeminentes, críticos culturais e centros de pesquisa independentes estiveram envolvidos na discussão e análise.

Até hoje, tanto as obras teóricas quanto as produções radiofônicas de Walter Benjamin, Bertolt Brecht e Alfred Döblin3 são fonte de inspiração, assim como dezenas de dissertações, que apareceram em graus variados até a década de 804. as 5 linguagens do amor audiobook escutar